- História da Cultura Hip Hop em Salto do Jacuí
Através do Projeto Cultura Hip Hop de Salto do Jacuí, no dia 10 de agosto de 2004 foi fundado o grupo de dança Legião Jacuí B.Boys (LJB CREW) pelo casal de voluntários Ester e Michel Berti Goi onde a dupla fez a primeira apresentação na Escola Municipal Darci Sampaio em setembro de 2004 (veja a foto 1 abaixo). A partir daí, jovens e crianças foram convidados a participarem das oficinas de dança, donde surgiram talentos como o primeiro MC da região, o cantor e dançarino Da Break que gravou um CD em 2009. Atualmente, o grupo LJB é formado por 15 integrantes, sendo um dos maiores e mais conhecidos do RS. O Projeto Cultura Hip Hop de Salto do Jacuí é o atual vencedor da Categoria Escola de Rua do concurso Prêmio Brasileiro Cultura Hip Hop promovido pelo Ministério da Cultura. Conquistou também a aprovação da Lei Semana Municipal do Hip Hop, que entrará em vigor a partir de janeiro de 2011.
As oficinas de dança acontecem aos sábados no prédio em anexo da Divisão do Sistema Jacuí - CEEE GT.
Citaremos a seguir, os objetivos da Cultura Hip Hop no município:
- Oportunizar acesso a lazer e aos elementos culturais do hip hop aos jovens da periferia.
- Promover espaço para relações e interações saudáveis de aprendizagem e socialização entre os jovens em vulnerabilidade social.
- Elevar a auto-estima dos jovens. Promover inclusão social e cidadania.
Foto 1 Jornal Folha Espumosense setembro de 2004.
- História da Cultura Hip Hop Mundial
A história da cultura hip hop tem suas raizes na jamaica, ilha na américa central, onde, a partir da década de 40, começaram a ser realizadas festas de rua nos bairros carentes de Kingston.
Nestes eventos, a sonorização ficava por conta dos famosos SOUND SYSTEMS, equipes de som que tinham entre seus componentes vários DJs e também seus animadores conhecidos como TOASTERS, pois, utilizavam uma forma de fazer rimas chamada TOASTING, antepassado direto dos MC (Mestre de Cerimônia) atuais.
No ano de 1967, um jamaicano chamado Clive Campbel, conhecido como Kool Herc, mudou-se para o South Bronx, bairro de Nova York. Lá, no início dos anos 70, começou a realizar eventos utilizando o mesmo formato das festas jamaicanas, as quais chamava de BLOCK PARTIES.
Vários DJs também começaram a fazer festas como as de Herc, dentre os que se destacavam estavam Afrika Bambaataa, que criou o termo hip hop, Grand Master Flash, que desenvolveu técnicas de performances e shows de habilidades com os toca-discos, e também DJ Grand Wizard Theodore, inventor do efeito chamado SCRATCH.
Em 1972, James Brown, o famoso GRANDFATHER OF SOUL, lançou uma música chamada "GET ON THE GOOD FOOT" e junto com a mesma, uma forma de dança que utiliza deslizes laterais, passos no solo e giros chamada GOOD FOOT (aqui no Brasil conhecida como Dança SOUL). Esta dança é um dos embriões originários da dança atualmente conhecida como B.BOYNG, pois nas festas que DJ Kool Herc realizava, eram famosas as montagens feitas utilizando os trechos instrumentais dos discos (BREAKS) no qual, quando eram realizadas, Kool Herc incitava os dançarinos da festa a dançarem: - "B.BOYS, ARE YOU THERE?"
Vale uma observação: B.BOY também tinha outras duas interpretações: BEAT BOY ou BRONX BOY.
Kool Herc também é responsável por uma importante inovação nas festas: convidou um mestre de cerimônias chamado COKE LA ROCK para agitar o pessoal através de improvisos de rimas, no mesmo estilo TOASTING jamaicano. Ele é considerado o primeiro MC da história do hip hop mundial.
Durante este período, como a maioria desses eventos eram realizados ao ar livre, outra forma de expressão começou a ser visualizada, primeiro em forma de TAGS e depois como painéis móveis, no caso dos trens, ou como intervenções em muros e paredes, somando e mostrando seu espaço: o GRAFFITI.
Vários artistas fizeram suas trajetórias dentro do hip hop com seus sprays e muita criatividade, dentre os quais pode-se destacar TAKI183, TRACI158, FUTURA2000, ALI, SUPERKOOL223, DONDI, HUGO MARTINEZ, LADY PINK FABARA, ZEPHYR, CRASH ,VAUGH BODE, SEEN, NOC, LEE QUINONES, DAZE, FAB FIVE FREDDY (participante do filme clássico WILD STYLE), TRACY168 (inventor no graffite da palavra WILD STYLE ) e tantos outros.
Essa é só uma pequena parte da raiz da cultura hip hop, cultura esta que, graças aos personagens citados e muitos outros no mundo inteiro consegue cimentar os caminhos para o respeito, paz e a liberdade. CULTURA ORIGINAL NÃO PÁRA.
Fonte: www.hiphopdosul.com.br GRANDMASTER NEZO